Loading
Visual da Extratora, limpeza, higienização e qualidade da laranja
Cuidados Fundamentais

Com relação à laranja a ser comprada, lembre-se de que o consumidor primeiro visualiza a fruta para depois pedir o suco. Lave bem as frutas com água, usando um sanitizante leve, conforme recomendação da nutricionista, ou do profissional especializado que o assessora. Nunca coloque frutas molhadas na máquina. Dar um tempo, até que a água escorra, para evitar problemas elétricos, porque a máquina tem proteção relativa, porém não é a prova de água.

Compre laranja classificada, lavada e escovada, em caixa de madeira, padrão Ceasa, com tamanho 12, 13 ou 14 dúzias. Não compre laranjas dentro de sacos, porque não são padronizadas. Para se saber qual é o tipo dela, basta contar as duas primeiras fileiras da caixa. Se contar 6 laranjas na primeira e 7 na segunda, a caixa terá 13 dúzias. Se contar 6 na primeira e 6 na segunda, terá 12 dúzias. Quanto maior o padrão ( 14, 15, 16, 17 ), menor será a laranja. Quanto menor o padrão (10, 9, 8), maior será. Laranja grande normalmente é de temporão, de pomares novos, tem a casca mais grossa e os dois hemisférios mais secos. Além disso, os espaços entre elas, dentro da caixa, são maiores, daí não resultarem em muito suco. Na Zummo, uma caixa de laranja grande pode resultar em 30 a 35 sucos, enquanto que uma caixa de laranja média poderá render de 40 a 50 sucos. Nesse cálculo deve-se considerar outros fatores, como qualidade da terra, região, tipo de laranja, etc.

Com relação à limpeza do extrator Zummo, além do treinamento inicial dado ao operador / copeiro, deve-se acompanhá-lo rotineiramente, inspecionando à máquina, de modo a fazer correções. Recomendamos terem material de limpeza sempre disponível, para facilitar e agilizar esse trabalho, tais como escova, detergente e esponjas apropriadas. Máquina Extratora mal cuidada dá má impressão, afasta o consumidor, reduz vendas, podendo causar danos a saúde e trazer problemas junto as autoridades sanitárias.

Toda a linha de máquina extratora Zummo ( Z05, Z08 e Z14) possui peças que são facilmente desmontadas, que possibilitam uma limpeza rápida e eficiente. Recomenda-se retirar as peças plásticas do sistema extrator da máquina, pelo menos três vezes ao dia, para lavá-las com esponja, água e detergente. Isto evitará a aderência das pequenas partes da laranja e facilitará a limpeza mais profunda, que deverá ser feita ao final do expediente de trabalho, que a seguir detalhamos.

Proprietário do extrator, inspecione sempre a sua máquina, observando:
  • 1 – se os silicones da faca estão limpos (trocar com frequência);
  • 2 – se as bolas são retiradas da bandeja e limpas por dentro todos os dias;
  • 3 – se o conjunto da faca, interna e externamente, está sendo limpo com escova apropriada (cerda e cabo longo), detergente e água quente;
  • 4 – se as peças plásticas estão sendo periodicamente desinfetadas com cloro;
  • 5 – se a parte inferior do teto plástico, que está dentro da área de extração, está sendo limpa corretamente e com a frequência correta;

Caso tenha uma cafeteira no seu estabelecimento, aproveite a água e o "bico quente" do vapor, para limpar as partes plásticas, principalmente os cantos arredondados e o interior das bolas. Dar um choque térmico nas peças, colocando água fria da torneira. Além das diversas limpezas diárias, após o expediente, as bolas, copas/mãozinhas, faca e bandeja devem ser colocadas dentro de um recipiente (balde) plástico ou de inox, cobertas com água e um pouco de produto sanitizante, como reforço da limpeza feita. Após essa higienização, as peças deverão ser lavadas abundantemente com água, antes de serem recolocadas na máquina.

A carcaça inoxidável da máquina deve ser limpada com um pano limpo ou perfex (guardanapo de papel grosso), levemente úmido, com detergente. Se necessário, usar um pouco de sanitizante com a água. Pode-se usar escova macia. Não deixe escorrer água, para não haver infiltração.

Na limpeza não use palha de aço nem esponja abrasiva (principalmente aquela verde-amarela e similares), porque riscam a parte acrílica e inoxidável da máquina, deixando-a com péssimo visual, com redução de venda e de conceito de higiene junto ao cliente.

Uma recomendação muito forte que fazemos, é de que a limpeza e higienização de uma máquina de suco tem que ser bem feita, diariamente, de modo que não fique resíduos, os quais vão se acumulando com o tempo, ficando cada vez mais difíceis de serem removidos, o que prejudica a qualidade do suco, com possibilidade de sanções por parte das autoridades sanitárias.

Caso tenham qualquer um dos modelos da máquina de suco de laranja Zummo, podem nos requisitar, por uma só vez, a escova e a esponja de limpeza, para que conheçam esse produtos, os quais serão enviados sem custos.

Em caso de dúvidas podemos enviar mais informações, inclusive fotos.