Loading
Caixa Laranja
Fatores que interferem na quantidade de suco que uma laranja produz

Não se pode generalizar, dizendo que com 3 laranjas se faz um suco...

LEITURA PARA QUEM COMPRA LARANJA

1 - A quantidade de suco que uma laranja produz depende de fatores climáticos, do período do ano em que é colhida, da região onde é produzida, do solo e da sua variedade (pêra rio, pêra natal, pêra coroa, valência, lima, etc). Colhida na safra e no tempo certo, produz mais suco. Colhida no "Temporão" produz menos. Laranja colhida ainda verde, mesmo na época da safra, produz menor quantidade de suco e de açucares.

2 - Laranjal localizado em região de terra roxa produz fruta de casca grossa, com maior quantidade de fibra e menor quantidade de líquido. Se o laranjal for novo produzirá uma laranja mais seca, normalmente nas extremidades, com casca grossa e suco aguado.

3 – Para se saber, com maior exatidão, o rendimento de uma caixa de laranja, deve-se espremer, pelo menos, umas 12 frutas, para se obter uma média porque, mesmo dentro de uma mesma caixa, podem existir frutas provenientes de laranjeiras e laranjais diferentes.

4 - As laranjas de "Primeira Linha" são classificadas por tamanho e em seguida lavadas com água, escovadas e enceradas, para depois serem comercializadas. Estas laranjas são acondicionadas dentro de uma caixa de madeira padronizada, de modo que o mercado as reconheça como classificadas e saiba qual o Tipo. Se uma caixa é do Tipo 13, significa que lá dentro tem 13 dúzias de laranja. Se a laranja é do Tipo 14 terá 14 dúzias. Para se saber qual é o Tipo de laranja, deve-se contar a quantidade de frutas existentes nas duas primeiras filas da caixa. Por exemplo: se uma caixa tem 6 laranjas na primeira fila e 7 laranjas na segunda fila, o Tipo será 13; se tiver 8 na primeira e 8 na segunda, o Tipo será 16. Atenção: não use este critério se na caixa estiver impressa a sigla "JR" , porque ela tem menor capacidade de armazenamento.

5 - A melhor laranja é a Tipo 13, por possuir um bom tamanho e ter mais suco. As laranjas Tipo 12, 14 e 15 também são boas. Laranjas do Tipo 8, 9 e 10 não devem ser compradas, por terem o tamanho grande e criarem maiores espaços vazios entre uma e outra dentro da caixa. Em resumo, comprando este Tipo de laranja (8,9 e 10) estará se comprando maior quantidade de ar. Lembre-se de que laranja grande só agrada a duas pessoas: ao vendedor da laranja, porque ele tem maior lucratividade e ao copeiro, por não machucar a mão ao fazer suco no espremedor manual. Se comprar laranja grande você é o prejudicado.

Laranja Artigo 4

6 – Uma caixa com laranja de boa qualidade, do Tipo 13, pesa entre 28 e 30 kilos. Uma caixa de laranja de boa qualidade, do Tipo 8 ou 9, pesa entre 20 e 25 kilos, daí uma das razões em recomendarmos a Tipo 13. Caso a caixa contenha laranjas secas, poderá haver perda de até 10 kilos de peso em cada uma dos tipos. Devem observar, também, se dentro da caixa existem frutas podres, cascudas, bicudas, etc. Ao se recepcionar a caixa de laranja deve-se, além de pesá-la, cortar uma ou duas frutas ao meio, no sentido longitudinal dos gomos, para observar se as duas extremidades ( hemisfério norte e sul) da fruta estão secas

7 – Devem observar, com frequência, as duas metades de uma laranja que foi espremida na Zummo ou na Zummito. Com uma rápida analise visual, pode-se saber se as laranjas estão secas, se o suco foi extraído corretamente, se a casca está muito grossa, se a laranja tem muita fibra, etc.

Laranja Artigo 4

8 – Evitem comprar laranjas acondicionadas em saco plástico, porque deterioram mais rapidamente e amassam umas as outras.

Pelo conteúdo dos 8 itens acima, pode-se concluir que nem sempre a laranja mais barata é a que tem um custo final menor. Da mesma forma que nem sempre a mais cara é a que tem maior custo. Muito cuidado ao comprar a laranja. Examine bem a laranja que lhe é entregue e não aceite a desculpa de que não existe laranja boa, pela simples razão de que o Brasil é o seu maior produtor.

Quanto rende de suco a laranja? Zummo X Extrator manual

1 - Como regra, o rendimento nas ZUMMOS deverá ser igual ao do espremedor manual, com a vantagem de que, por ser automática, a máquina produz uma quantidade constante, não se cnasa, ao contrário do copeiro, fazendo suco no extrator manual.

2 - As laranjas não devem ser conservadas em temperaturas muito biaxas e levadas diretamente ao extrator. No momento em que o suco for extráido, a laranja deverá estar com uma temperatura acima dos 12 graus Celsius, para permitir o rompimento dos vesículos / bolsas que abrigam o suco, que tendem a congelar.

3 – Observe, periodicamente, as cascas das laranjas espremidas, que se encontram nos dois cestos coletores da extratora. Se uma das metades foi espremida de forma irregular ou diferentemente da outra, devem contatar-nos.

4 – Para filtrar o suco, não recomendamos o uso de coadores de plástico, com orifícios muito pequenos, porque diminuem o rendimento da laranja, deixando o suco muito ralo e aguado. O correto é se usar filtro / coador de inox, com buracos maiores, para permitir a passagem dos pequenos vesículos / bolsas existentes no gomo da laranja. Desta forma, o suco ficará mais denso, com uma cor mais acentuada e um sabor todo especial. Lembre-se de que as grandes empresas produtoras de suco de laranja colocam estes vesículos artificialmente, para tornar o suco mais saboroso. PAGAM ATÉ CARO POR ISSO.